segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Mimico!


Eu tenho uma paixão avassaladora por gatos, chamo de paixão, porque tenho amor por cachorros também, mas sempre o que é mais recente acaba sendo chamado de paixão, é como se fosse uma regra.
Minha primeira gata foi a Lilla, e depois a Valentina (em breve suas histórias aqui no blog) e apesar das frustrações com elas, já estava feito, Maricota se transformara em uma doida por gatos.
Precisava achar mais um gatinho (a) e por indicação da Mariana - uma amiga dos tempos da escola que hoje só encontro nas baladas da vida – que é outra doida por bichanos fui até o Bairro Vila Nova, na casa de uma senhora que tem praticamente um abrigo animal em sua casa. Lembro bem do lugar, cheio de bichos, galinhas e seus pintinhos, passarinhos, vários cachorros, inclusive uma cadelinha dando a luz exatamente no momento em que chegamos e diversos gatos, uma ninhada linda esperando pra eu escolher o meu. Me falha a memória ao tentar lembrar o nome dessa senhora, uma pena, mas deixo aqui a minha admiração por ela, que simplesmente abre as portas de sua casa para os bichinhos que não tem onde ficar, nem portão ela tem, “eles simplesmente chegam e vão ficando”, diz ela. rs*
Dentre as minhas opções de filhotes, escolhi o mais carinhoso, já que sou um tanto pegajosa com eles é preciso que eles gostem disso.
Ele tinha 4 meses e dei-lhe o nome de Rabinho e como eu chamo todos os gatos de “Mimi”, passei a chamá-lo sem perceber de Mimico e acabou ficando, até porque percebi que ele gostava mais de Mimico também.
Branquinho com apenas alguns detalhes no corpo cor de mel, ele chegou em casa e como todo bom gato, tomou conta do pedaço. A Capitu e a Piti o receberam bem, eles juntos é uma verdadeira festa, a mãe que a princípio relutava a mais uma tentativa minha em criar gatos, sem precisar de muito esforço apaixonou-se por ele.
Hoje está com quase 2 anos, como eu não sabia a data exata de seu nascimento, comemoramos no dia 02/04 seu aniversário. Ele é simplesmente fantástico, é o único gato que eu conheço que volta pra casa quando eu chamo, ele vive na rua, pela vizinhança, mesmo sendo castrado arrasa corações, as gatas vivem lá em casa enlouquecidas com sua presença.
Mimico, o caçador! No início me assustei, cheguei a pensar que ele precisava de acompanhamento psicológico, mas agora já estou acostumada. Ele caça praticamente todas a noites um ratinho, sapinho ou um passarinho. E ainda se não bastasse, leva os bichinhos vivos ou falecidos, para eu ver. Os deixa expostos no meio da sala.
Bom, pesquisei sobre isso, e descobri que gatos caçam por pura diversão – noto isso quando vejo ele jogando o rato pra cima e batendo com a patinha como se tivesse dando uma raquetada no bicho – e quanto mais bem alimentado o gato esteja, mais energia possui e além disso, suas reações ficam rápidas o necessário para as suas caçadas.
Aí deve estar a chave da questão, o Mimico come muito bem, é só falar em "papá gostoso" que a sinfonia começa, vários miados, de vários tons e volume, é lindo de ver tudo o que ele faz pra chamar a nossa atenção nos horários da comida que ele mais ama, o “Whiskas patê”. Ele fala e eu o compreendo.
Por fim, o Mimico é meu companheiro, dorme comigo, coladinho no mesmo travesseiro, é parceiro quando eu preciso estudar até a madrugada, é meu despertador natural, toma banho numa boa, exceto pelo fato de os vizinhos acharem que estou matando-o, de tanto que mia a criatura.
Mas principalmente, ele me fez trabalhar um lado muito importante da minha personalidade, a confiança, ou melhor, a auto-confiança, pois preciso deixá-lo livre para que seja feliz, mesmo com o coração apertado, com medo que ele se perca ou que algo pior aconteça é necessário dar o espaço que ele precisa, dar-lhe a liberdade que sua natureza exige.

Conforme nos ensina a obra O PEQUENO PRÍNCIPE: "tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas". Antoine de Saint-Exupéry, o autor deste livro, explica que cativar significa "criar laços". Por isso ele sempre volta, simplesmente porque cativamos um ao outro.
Sempre dizem que nada melhor para curar a dor de um amor perdido do que um novo amor, que não precisa ser igual ao que perdera, mas que te faça absolutamente feliz. O Mimico é assim, um novo amor depois das perdas que tive de superar com as minhas outras gatinhas.
Em minhas orações, peço a proteção desses que são puros, visivelmente verdadeiros amigos meus: Capitu, Piti e Mimico.
Agora estão todos apresentados... E meu amor por Eles está escancarado!!! (até rimou... rs*)

4 comentários:

  1. Naaaaaaaaada de Mimico. O cara é o Rabinho!

    Bixo muito engraçado... tem um problema sério para se relacionar que só vendo... hehehe! A primeira vez que eu fui na tua casa, em dois minutos ele já tava brincando, se escondendo, brincando com a minha mão... hahahah!

    Cuida do Rabinho Maricota! Hahahaha!

    ResponderExcluir
  2. Lindo Maricota, estou muito orgulhoso de vc, por colocar essas palavras tão puras e de um sentimento único, realmente estou emocionado lendo sobre o Mimico...como diria o meu Pai (Seu Nico) "Conjuminou tudo!!!" Bjos e fico no aguardo de mais relatos sobre bichinhos.

    Rico Vogel.

    ResponderExcluir
  3. hahahaha O Mimico é um exibido mesmo, quando era filhote era mais, agora que está adulto fica mais na dele.

    Rico, obrigada amor, vc sabe bem o quanto amo esses bichinhos...

    :)

    ResponderExcluir
  4. Que lindo esses gatos!
    Li todas as postagens e sou apaixonada por gatos também *-*
    lindo seu blog :)

    ResponderExcluir