terça-feira, 6 de abril de 2010

Latifah e Nick!

Hoje vou apresentar os totós da Gi, minha amiga linda e loira - e inteligente! rs*
Esta sharpei fofa que está me beijando na foto é a Latifah, batemos esta foto há uns 3 anos, quando eu, a mãe e a Capitu fomos visitá-las... Vejam que a Capitu nem tinha pêlos brancos ainda, linda.

Nos seus 4 anos de vida completados no dia 14 de março, a Latifah já fez, além da laqueadura, duas plásticas. Pode isso?
Sim... A Gi me explicou que ela tinha excesso de pele nos olhos, o que lhe causava conjuntivite, as cirurgias plásticas realizaram a correção necessária.
Agora ela está bem e com muita saúde, apesar de estar com uns "quilinhos" a mais. rs*
E este cocker lindo é o Nick:

A situação do Nick é um pouco mais complicada...
Na semana passada recebi um e-mail da Gi, contando o que estava acontecendo e confesso que até chorei, pois não tem como não se colocar no lugar dela, como dona. E conhecendo o Nick, não tem como não abalar-se.
O Nick sempre teve uma mania muito engraçada, que chama a atenção de todos que já foram na casa dele. Ele caça sombras! Isso mesmo, enquanto as pessoas conversam e gesticulam, ele vai seguindo as sombras no chão, é muito legal. rs*
E por ironia do destino, justamente ele, "o caçador de sombras" da Gi está ficando cego.
O veterinário dele disse que tem catarata nos dois olhos, e que em Joinville não há veterinário que faça a cirurgia para correção.
Pois bem. Uma dona como a Giselle jamais se conformaria com esse diagnóstico, certo?
Certo. Segunda-feira, dia 29, ela colocou o Nick no carro e levou-o para Curitiba, para consultar com uma oftalmologista canina, no Hospital Veterinário (HV) da UFPR.
Infelizmente o diagnóstico não foi dos melhores. Ele tem, sim, catarata nos dois olhos. Isso tem cura, com uma cirurgia simples, precisando, às vezes, não em todos os casos, de implante de lentes especiais, mas sem qualquer complexidade.
Contudo, esse não é único problema. Além da catarata ele tem uma atrofia de retina, que não tem cura. Isso faz com que a cirurgia da catarata seja inútil.
Ele ficará cego!
Ou melhor, está quase, já que tem hoje só aproximadamente 25% da visão. Há uma esperança: esse diagnóstico (da atrofia da retina) tem certeza de 80%. Mas existe um exame mais detalhado que pode confirmar ou afastar a conclusão da médica.
Na semana que vem eles voltam ao Paraná, para realizar esse outro exame, quando o Nick ganhará anestesia geral, e ficará a manhã toda aos cuidados dos profissionais e acadêmicos de medicina veterinária lá no HV para averiguar melhor a situação.
Nem preciso dizer que ela chorou horrores na frente da médica e do estagiário.
E a primeira pergunta foi: "Tenho que sacrificá-lo?" Disse a médica que não. Que os totós tem o olfato e a audição muito bem desenvolvidos e que ele se acostumará com a situação.
Terá que ter cuidados, tais como não mudar os móveis da casa de lugar, pois ele já está habituado. Não expô-lo a situação de stress, pois não enxergando, ele naturalmente se tornará agressivo se algo que ele não conhece, dele se aproximar ou ameaçá-lo.
Segundo a médica não há causa específica para o surgimento dessa doença. Ele não é um cão velho, tem apenas 6 anos e 7 meses.
Acontece... pode acontecer com qualquer um.
E ela se pergunta: "Por que com o meu? Que é tão bem cuidado? Tão amado e tão carinhoso?"
E eu tenho a resposta para essas perguntas...
Deus é tão perfeito, que ao escolher a dona da Latifah e do Nick, escolheu VOCÊ, Gi!
Eu tenho absoluta certeza de que tudo vai acabar bem, você e o Nick vão tirar essa de letra...
Repito as minhas palavras de quando escrevi sobre a Piti aqui no blog: "Bichinhos especiais, são para donos especiais".
Que sorte que a Latifah e o Nick têm, por você ser a dona deles!
Conte comigo para o que precisar... :)

4 comentários:

  1. A poodle Liz da minha sogra tb ficou cega relativamente cedo. Ela leva uma vida totalmente normal, às vezes bate em algum lugar mas nunca se machucou. O mais importante é não mudar os móveis de lugar mesmo. Mesmo assim ela é uma cachorrinha feliz e independente.
    Felicidades pro Nick e pra Gi
    Lambidas da Rutha

    ResponderExcluir
  2. Aiiii....

    Mariiii

    To chorandoooooo, a gente sofre tanto por eles neh, queremos o melhor....

    tadinha, mas com certeza ele vai continuar a trazer a alegria pra todos e tudo vai acabar bem... so precisa de uns cuidados especiais

    Deus mandou o Nick para a mamãe mais que especial a que pode cuidar dele com todo amor do mundo....

    lambeijos

    ResponderExcluir
  3. Hoje fui pra Curitiba. O Nick fez o exame, que acabou por confirmar o diagnóstico inicial. Ele vai ficar cego mesmo... e não vai demorar muito. ;(

    ResponderExcluir
  4. Minha Whoopi (poodle+cocker) que morreu ano passado também ficou ceguinha cedo... acho que mais ou menos nessa idade. Deve ter alguma coisa a ver com a raça! Ela viveu até os 13 anos, e se virava bem, pq realmente o mais importante pros cãezinhos é o faro!!

    Que o Nick fique bem, e a Gi também! =)

    Beijos, Maricota!

    ResponderExcluir